Blue4Technology > Services > Energia do Mar

Contacte-nos

Para qualquer esclarecimento, pedido, apoio ou outro entre em contacto connosco.

Contacte-nos

O Problema

As necessidades de energia elétrica na Europa vão duplicar até 2050 (e aumentar em 56% em 2040 em todo o mundo – International Energy Outlook). Este incremento das necessidade de energia deverá ser suportado por energias renováveis, dada a tendência para redução dos combustíveis fósseis devido aos seus custos ambientais.

As fontes de energias renováveis atualmente mais exploradas são a energia solar e eólica (onshore e mais recentemente offshore). O principal problema do aumento destas fontes de energia renováveis é que vai aumentar a intermitência no fornecimento de energia à rede elétrica, o que implica maior complexidade na gestão da rede e maiores custos de produção (energia que pode ser desperdiçada, fontes renováveis que podem necessitar de serem desativadas ou investimento em sistemas de armazenamento de energia).

O mar, onde existe maior densidade de energia e sendo uma das fontes com menor intermitência de energia disponível para ser transformada, deverá ser uma das fontes de energia renovável a explorar num futuro muito próximo.

O que Propomos

Uma tecnologia que transforma a energia cinética e potencial do mar por princípios eletromagnéticos e que utiliza a levitação magnética para:

  1. aumentar a eficiência na conversão da energia cinética e potencial do mar;
  2. reduzir os custos de manutenção (porque utiliza mecanismos simples e com reduzidas perdas mecânicas);
  3. melhorar a robustez de geradores de energia para as condições adversas do mar (não necessita de amarração ao fundo para os atuar os mecanismos de geração).

Como Estamos

Foram já desenvolvidos dois modelos/protótipos para validação do conceito bem como um modelo matemático, que descreve o comportamento dinâmico de um gerador linear que transforma a energia cinética do mar em energia elétrica.

Está em curso o estudo e construção de protótipo à escala que permitirá utilizar a energia cinética e potencial do mar.

A Nossa Estratégia

Como se prevê o crescimento acentuado da energia eólica offshore, e a capacidade instalada de transporte de energia é superior à utilizada, a nossa aposta será na cogeração com parques eólicos offshore de modo a reduzir custos de instalação e exploração, uma vez que as infraestruturas já existem no terreno.